quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Mostra cultural de Consciência Negra


          A iniciativa da Mostra cultural de Consciência Negra na Escola Municipal Irma Avelino Menezes além de festejar, tem como objetivos refletir sobre a participação dos negros na construção da identidade nacional e conscientizar os alunos  em relação ao preconceito contra a raça negra.
         O dia 20 de novembro marca a morte de Zumbi, último líder do maior dos quilombos do período colonial, o Quilombo dos Palmares. Referência na luta contra o preconceito racial no Brasil, a data foi incluída em 2003 no calendário escolar nacional, e em 2011 foi instituída a lei que a transforma, oficialmente, em dia de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra. 


















quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Dia da Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra é uma forma de lembrar o sofrimento dos negros ao longo da história, desde a época da colonização do Brasil, tentando garantir seus direitos sociais.                   



                                               Trabalho realizado com alunas do AEE.










quarta-feira, 19 de novembro de 2014

literatura infantil “ Menina bonita do laço de fita”

                                 

Trabalhar as questões étnicas raciais com crianças pequenas pode trazer resultados positivos, uma vez que elas passam a considerar as diferenças e como a escola deve divulgar o lado positivo da história negra. A literatura infantil “ Menina bonita do laço de fita” um clássico de Ana Maria Machado será o meio mais prazeroso para tratar desta questão com crianças, pela forma sutil e prazerosa que a autora trata a beleza negra, com muita delicadeza, com simplicidade, usando uma linguagem suave que encanta a criança, porém forte, permitindo, portanto, aos professores junto às crianças refletir sobre as questões raciais, afetivas, familiares e as diferenças de cor.


                                           







Literatura Infantil



O trabalho com literatura Infantil, nos trás possibilidades de explorar várias habilidades e competências. Sendo assim, através do livro A Bonequinha Preta pode-se explorar a heterogeneidade na e da escola, como o preconceito racial, buscando, as origens dos participantes, suas descendência, culturas em que estão inseridos, como: comidas típicas, costumes, danças, lendas e religião, não só local, mas também global. Com isso, formar cidadãos críticos e autônomos que participam do processo social, conscientes de seus direitos e deveres na sociedade com base no respeito mútuo.

sábado, 8 de novembro de 2014

Assembléia para escolha da Comissão Eleitoral

Oi pessoal!!!
Esse ano terá eleições escolares para os cargos de Diretor e Vice-diretor!!!
A eleição ocorrerá no dia 06/12/2014(domingo).
Nossa participação é fundamental!!!


A eleição direta é uma forma de democratizar a gestão das escolas municipais de Ribeirão das Neves e torná-las mais próxima da comunidade.         



Assembléia com a participação de todos os servidores da escola e pais de alunos, para escolha da Comissão Eleitoral 





quarta-feira, 5 de novembro de 2014

SUGESTÕES DE ATIVIDADES COM CRIANÇAS ESPECIAIS NA ESCOLA REGULAR

No dia a dia o professor não deverá deter-se apenas a rotina, mas ser flexível e criativo sabendo trabalhar com a imprevisibilidade e chegar a um contexto enriquecedor e favorável á aprendizagem. Para que isso ocorra, é fundamental que o professor tenha uma visão global do aprendizado proporcionando através de jogos o equilíbrio entre a imaginação e a lógica, o que por sua vez estará fortalecendo a comunicação interpessoal, professor-alunos-colegas de classe. O professor deve ter como propósito não a limitação, mas sempre o potencial de cada aluno.


·         Não exigir do aluno qualidades que ele não tem, ou que faça algo que esteja limitado por sua deficiência;

·         Valorize os alunos em suas potencialidades, nos seus melhores aspectos e não enfatizar seus erros e pontos fracos;

·         Lembre-se que todas têm condições em comum a necessidade do amor, compreensão e aceitação;

·         Orientar toda comunidade escolar de como se relacionar bem com uma criança com necessidade educacional especial;

·         Procurar não encarar a deficiência com pena, compaixão, a criança com necessidade educacional especial não precisa de piedade, mas sim de oportunidades;

·         Não chamar nem se referir a criança com necessidade educacional especial, salientado sua deficiência. chamá-lo de mudinho, ceguinho, é de extrema indelicadeza. Ninguém gosta de ser rotulado e classificado por seu defeito aparente.

DINÂMICAS: quando um aluno com necessidades educacional for integrado em classe comum, sugerimos que além das orientações gerais oferecidas pela professora da classe, a mesma possa desenvolver com o grupo algumas dinâmicas, elas iam facilitar a integração do aluno com necessidades educacional especial.

EX.: Quebra-cabeça- A professora divide aleatoriamente uma folha de cartolina e quantos pedaços forem necessários para que cada aluno receba uma peça. As peças devem ser numeradas em seqüência de acordo com o número de alunos da classe. Antes de recortar a cartolina fazer um desenho qualquer com cores fortes. Recortar e oferecer uma peça para cada criança. Em pequenos grupos de 5 ou 6 crianças, escolhidas sem respeitar a numeração das peças, tentam montar a cartolina novamente. Isso não será possível, então a professora pede a toda turma para tentar montar, discretamente a professora pede que uma criança esconda uma das peças e sugerem que respeitem a numeração das peças. No final fica faltando uma peça, e a professora diz que o trabalho continua incompleto, e reforça que por menor que seja a colaboração, para que um trabalho seja bem feito, “todos” tem que participar.

EX.: Como eu vejo- vendam-se os olhos de uma criança sem deficiência e pede que ela procure uma cadeira na sala, um objeto... Ou conversar com uma pessoa que esteja longe...


DOMINÓ: Utilizar jogos não como instrumento recreativos na aprendizagem, mas como facilitadores, colaborando para trabalhar os bloqueios que os alunos apresentam em relação a alguns conteúdos matemáticos.


TEATRO NÃO VERBAL: O aluno irá utilizar o corpo e gestos para transmitir uma mensagem


FILME SEM SOM: Poderá levar ao aluno refletir sobre como se sente o colega surdo.


HISTÓRIAS NÃO VERBAIS: Utilizar elementos não verbais para a transmissão de mensagens.



PECS- SISTEMA DE COMUNICAÇÃO POR FIGURAS (PECS- PICTURE EXCHANGE COMMUNICATION SYSTEM): Este é o método de comunicação mais utilizado com autistas, desde os primeiros anos de vida. Muito popular seu uso em escolas (classes especiais), terapias e em casa. Os PECS são extremamente importantes para os autistas não verbais.



PAINEL DE ROTINA: Utilização de material com informação visual.


FANTOCHES: utilizar fantoches em escolas, ruas, lares pois seu potencial mágico ajuda a promover o desenvolvimento integral dos alunos, como convite a contar histórias....


TEATRO E VARAS: usado para ampliar vinculo afetivo, descobrindo seu corpo e potencialidades, limites e fortalecendo sua auto-estima na relação social ampla.

Fonte: https://plus.google.com/109987267212791428075

sábado, 1 de novembro de 2014

MOSTRA CULTURAL



O AEE "... O CÉU É O LIMITE...", APRESENTA A IIIª MOSTRA CULTURAL DA ESCOLA MUNICIPAL IRMA AVELINO MENEZES

 
OS PAIS PRESTIGIARAM A MOSTRA CULTURAL.
APRESENTAÇÃO DA TURMA DA PROFESSORA SÔNIA, SÍTIO DO PICA PAU.
OBJETOS DE RECICLAGEM, CONFECCIONADOS PELA TURMA DA PROFESSORA MÁRCIA



LIVRO REESCRITO POR ALUNA DO 2º PERÍODO, PROFESSORA IVONE
LIVRO O BICHINHO DA MAÇÃ, PROFESSORA SIMONE.
APRESENTAÇÃO DA MÚSICA UM CONTO DE FADAS (CD DA XUXA), PELOS ALUNOS DO 2º PERÍODO
DRAMATIZAÇÃO DO POEMA AS BORBOLETAS DE VINICIUS DE MORAES.

APRESENTAÇÃO DA MÚSICA: EMÍLIA PELOS ALUNOS DO 1º ANO/9








PEDAGOGA CIDA, APRESENTANDO OS TRABALHINHOS DAS TURMA
LIVRO REESCRITO NO AEE