segunda-feira, 23 de novembro de 2015

MOSTRA CONSCIÊNCIA NEGRA 2015

MOSTRA CONSCIÊNCIA NEGRA
TRABALHOS REALIZADOS PELOS ALUNO DA ESCOLA E SALA DE AEE.
Trabalhamos através de: Pinturas, recortes, colagens, máscaras, etc. Para assim mostrar o respeito ao próximo.


SALA PROFESSORA DÉBORA


SALA PROFESSORA MARIA

SALA DE AEE


SALA PROFESSORA MÁRCIA

SALA PROFESSORA SÔNIA ERGITE



SALA DE AEE

SALA DE AEE


SALA DE AEE





SALA SÔNIA ERGITE

SALA PROFESSORA IVONE


SALA PROFESSORA DÉBORA


SALA PROFESSORA MARIA


SALA PROFESSORA IVONE

SALA PROFESSORA MARIA







DIREÇÃO, SUPERVISÃO E COMUNIDADE

COMUNIDADE


sexta-feira, 20 de novembro de 2015

As máscaras na cultura africana




 TRABALHO REALIZADO NA SALA DE AEE SOBRE CONSCIÊNCIA NEGRA:

Primeiro conversamos sobre o Dia da Consciência Negra e sobre o significado das máscaras na cultura africana.



















Antes, pesquisei na internet algumas informações e descobri que:

“A máscara é um objeto que transforma qualquer pessoa e dá margem a um mundo de fantasia e de mistérios”. Existem diversos tipos de máscaras em muitos lugares com significados diferentes.
A máscara está associada ao teatro, pois quando é usada a pessoa troca de personalidade, muda seu tom de voz e sua aparência. Ela se transforma.
Esta transformação é apreciada por diferentes culturas para simbolizar seus ancestrais e divindades na maioria dos rituais.
Para alguns grupos, como tribos africanas, o poder da máscara é usado para assegurar colheitas férteis e outras representam um papel sagrado na vida, desde sua infância até o momento de seu enterro.
A maioria das máscaras são feitas de madeira, devido sua abundância natural nas florestas. Os escultores selecionam frequentemente os tipos diferentes de madeiras por várias razões.
Para os africanos a árvore é um ser vivo com alma e também possui espíritos que habitam seu interior. Eles acreditam que este espírito transfere uma parte de sua força à máscara, tornando-as poderosas.
A pintura é feita com a extração de tinturas vindas de folhas, frutos, alguns legumes e até mesmo da terra.
Existem outros tipos de máscaras feitas com diversos materiais como pano, conchas, contas, dentes, ossos, fibras vegetais e pedaços de metal.
As Máscaras podem retratar figuras abstratas, animais ou uma combinação de características humanas (com expressões amedrontadoras exageradas ou alegres e festivas), além de se diferenciar através de suas várias formas e tamanhos diferentes.
Elas representam um disfarce místico com o qual se podia absorver forças mágicas dos espíritos e assim utilizá-las em benefício da comunidade como cura de doentes, em rituais fúnebres, cerimônias de iniciação, culto aos antepassados, casamentos e nascimentos.
A fertilidade e aumento de humanos, animais ou a terra estão entre as preocupações mais vitais do africano. Ele depende de harmonia com a natureza e seus Deuses. Sendo assim, as festividades agrícolas são periodicamente celebradas ao longo das fases diferentes da estação crescente, de clarear a terra a encher as reservas de comida.
A utilização de máscaras em cerimoniais africanos é prática comum há milhares de anos. No passado elas eram usadas em todos os eventos sociais e religiosos. Com menor intensidade, ainda hoje elas são confeccionadas por algumas tribos que preservam esta crença e tradição.
“Na cultura africana as máscaras são compreendidas como algo que protege quem as carrega e são símbolos culturais destes povos."

Texto compilado e adaptado das fontes: