domingo, 6 de abril de 2014

PROJETO: SALA MULTIFUNCIONAL, EU AMO, EU CUIDO, EU CURTO.

PROJETO: SALA MULTIFUNCIONAL, EU AMO, EU CUIDO, EU CURTO.
ESCOLA MUNICIPAL IRMA AVELINO MENEZES
SALA DE AEE: “... O CÉU É O LIMITE...”.
DATA: 2014

PROFESSORAS: ELAINE APARECIDA MENDES SANTANA MARINHO.
                               EUZÉBIA EUNICE ALVES DA SILVA.

I-  JUSTIFICATIVA:
            A política da educação especial na perspectiva da educação inclusiva (mec/2008) reafirma aos alunos com deficiência o direito a matricular-se, frequentar a escola comum e ao atendimento educacional especializado(AEE), do mesmo modo, enfatiza o direito a uma escola de qualidade de todos e para todos. Esse é um princípio que está em nossa Constituição Federal (CF/88), mas que ainda não se tornou realidade para milhares de crianças, adolescentes e adultos com deficiência, transtornos e altas habilidades/superdotação.
            Sabemos que é objeto de inquietação para todos os que fazem parte da escola, a inclusão de alunos público alvo da educação especial, nessa observância temos a consciência de que para efetivação do trabalho do AEE nas salas de recurso multifuncional é necessário esclarecimento sobre a funcionalidade da mesma.
            O presente projeto justifica-se, partindo do entendimento de ações de acompanhamento e atendimento dos alunos portadores de necessidades educacionais especiais, matriculados nesta Escola e outras, como integradas às ações educativas e inseridas na construção curricular da unidade Educacional, com o compromisso de reverter o quadro de exclusão escolar ocasionado pelas limitações físicas, sensoriais e intelectuais dos alunos e das precárias oportunidades de assessoramento das respectivas famílias.
            Assim, sentimos a necessidade de construir o Blogger: aeeirmaavelinomenezes.blogspot.com.br , para fomentar as discussões  que enfoque a “Prática da Educação Especial na escola comum e no Atendimento Educacional Especializado”. Compartilharemos assim as experiências do AEE realizado na sala de recursos multifuncional – Escola Municipal Irma Avelino Menezes.

II-            OBJETIVO GERAL:

Ø  Divulgar a importância do AEE para a comunidade escolar, estabelecendo os vínculos entre AEE e a escola comum.

III-           METODOLOGIA:

Ø  Elaborar ações de Atendimento Educacional Especializado em conjunto com os professores das classes regulares, tendo como foco uma ação integrada a favor da divulgação da sala de AEE. (visitas a sala de AEE, contação de histórias, vídeos).

Ø  Utilizar os diferentes recursos e espaços disponíveis na unidade Escolar.

Ø  Integrar os pais e responsáveis, no trabalho desenvolvido no AEE, buscando participação e colaboração na frequência e acompanhamento das atividades dos alunos atendidos. (Divulgar o trabalho do AEE).

Ø  Promover a exposição de trabalhos realizados no AEE.

            Muitas ações serão realizadas buscando efetivar o Projeto: Sala Multifuncional,             eu amo, eu cuido, eu curto. Dentre elas citamos:
·         Mural dicas de inclusão;
·         Caderno de dúvidas sobre processo inclusivo;
·         Caderno de correspondência com professores que possuem alunos com deficiência;
·         Organização de visitas dos professores a sala de AEE para mostra do material pedagógico;
·         Visita às salas de aula e conversa com os alunos;
·         Criação de Blogger AEE E A INCLUSÃO – EMIAM, tendo os professores e demais envolvidos com a educação especial no município como frequentadores e colaboradores;

IV-          RECURSOS:

Ø  Sala de AEE, pátios e demais dependências da Unidade escolar, com todos os recursos disponíveis: jogos, livros, materiais escolares e brinquedos educativos.




V-           AVALIAÇÃO:

A avaliação do projeto do AEE será realizada pela Comunidade Escolar verificando a funcionalidade do mesmo, em relação aos alunos atendidos.





ANEXOS:

Ø  MASCOTE DO AEE: Anjinho da Turma da Mônica.


Ø  CRONOGRAMA DO PROJETO:



DATA
CONTEÚDO

10 A 13/ 3

Apresentação da sala aos alunos.


15/ 3
Apresentação aos pais

17/ 3
Apresentação aos professores

31/ 3
Culminância: Exposição dos    trabalhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário