PROJETO:
SALA MULTIFUNCIONAL, EU AMO, EU CUIDO, EU CURTO.
ESCOLA
MUNICIPAL IRMA AVELINO MENEZES
SALA DE
AEE: “... O CÉU É O LIMITE...”.
DATA:
2014
PROFESSORAS:
ELAINE APARECIDA
MENDES SANTANA MARINHO.
EUZÉBIA EUNICE
ALVES DA SILVA.
I- JUSTIFICATIVA:
A
política da educação especial na perspectiva da educação inclusiva (mec/2008)
reafirma aos alunos com deficiência o direito a matricular-se, frequentar a
escola comum e ao atendimento educacional especializado(AEE), do mesmo modo,
enfatiza o direito a uma escola de qualidade de todos e para todos. Esse é um
princípio que está em nossa Constituição Federal (CF/88), mas que ainda não se
tornou realidade para milhares de crianças, adolescentes e adultos com
deficiência, transtornos e altas habilidades/superdotação.
Sabemos
que é objeto de inquietação para todos os que fazem parte da escola, a inclusão
de alunos público alvo da educação especial, nessa observância temos a
consciência de que para efetivação do trabalho do AEE nas salas de recurso
multifuncional é necessário esclarecimento sobre a funcionalidade da mesma.
O
presente projeto justifica-se, partindo do entendimento de ações de
acompanhamento e atendimento dos alunos portadores de necessidades educacionais
especiais, matriculados nesta Escola e outras, como integradas às ações
educativas e inseridas na construção curricular da unidade Educacional, com o
compromisso de reverter o quadro de exclusão escolar ocasionado pelas
limitações físicas, sensoriais e intelectuais dos alunos e das precárias
oportunidades de assessoramento das respectivas famílias.
Assim,
sentimos a necessidade de construir o Blogger:
aeeirmaavelinomenezes.blogspot.com.br , para fomentar as discussões que enfoque a “Prática da Educação Especial na
escola comum e no Atendimento Educacional Especializado”. Compartilharemos
assim as experiências do AEE realizado na sala de recursos multifuncional –
Escola Municipal Irma Avelino Menezes.
II-
OBJETIVO GERAL:
Ø
Divulgar
a importância do AEE para a comunidade escolar, estabelecendo os vínculos entre
AEE e a escola comum.
III-
METODOLOGIA:
Ø
Elaborar
ações de Atendimento Educacional Especializado em conjunto com os professores
das classes regulares, tendo como foco uma ação integrada a favor da divulgação
da sala de AEE. (visitas a sala de AEE, contação de histórias, vídeos).
Ø
Utilizar
os diferentes recursos e espaços disponíveis na unidade Escolar.
Ø
Integrar
os pais e responsáveis, no trabalho desenvolvido no AEE, buscando participação
e colaboração na frequência e acompanhamento das atividades dos alunos
atendidos. (Divulgar o trabalho do AEE).
Ø
Promover
a exposição de trabalhos realizados no AEE.
Muitas
ações serão realizadas buscando efetivar o Projeto: Sala Multifuncional, eu amo, eu cuido, eu curto. Dentre
elas citamos:
·
Mural
dicas de inclusão;
·
Caderno
de dúvidas sobre processo inclusivo;
·
Caderno
de correspondência com professores que possuem alunos com deficiência;
·
Organização
de visitas dos professores a sala de AEE para mostra do material pedagógico;
·
Visita
às salas de aula e conversa com os alunos;
·
Criação
de Blogger AEE E A INCLUSÃO – EMIAM, tendo os professores e demais envolvidos
com a educação especial no município como frequentadores e colaboradores;
IV-
RECURSOS:
Ø
Sala
de AEE, pátios e demais dependências da Unidade escolar, com todos os recursos
disponíveis: jogos, livros, materiais escolares e brinquedos educativos.
V-
AVALIAÇÃO:
A
avaliação do projeto do AEE será realizada pela Comunidade Escolar verificando
a funcionalidade do mesmo, em relação aos alunos atendidos.
ANEXOS:
Ø MASCOTE
DO AEE: Anjinho da
Turma da Mônica.
Ø CRONOGRAMA
DO PROJETO:
DATA
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CONTEÚDO
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10 A 13/ 3
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Apresentação da sala aos alunos.
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15/ 3
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Apresentação aos pais
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17/ 3
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Apresentação aos professores
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31/ 3
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Culminância: Exposição dos trabalhos
|
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