sexta-feira, 30 de maio de 2014

PROJETO COPA DO MUNDO SALA DE AEE: “... O céu é o limite...”.



PROJETO COPA 
Justificativa

Neste período de copa do mundo devemos aproveitar esse acontecimento para enriquecer as aulas, como sabemos o povo brasileiro é apaixonado pelo futebol, o que tornou esse esporte o mais popular do nosso país, e emano de Copa do Mundo, essa paixão torna-se mais forte. A população vive futebol, nas ruas, nas escolas, enfim em todos os ambientes.
Assim sendo o presente projeto se justifica pelos pontos descritos acima.


 Objetivo Geral

Este projeto visa um trabalho enriquecedor, pois eventos desse tipo são excelentes temas motivadores que incentivam a curiosidade dos educandos.


Objetivos Específicos

·         Vivenciar situações lúdicas que possibilitem a expressão do prazer, de conflito, de frustração, negociação e aprendizagem;
·         Respeitar às diferenças e as regras de convivência;
·         Perceber a importância do esporte;
·         Ampliar conhecimentos culturais;
·         Reconhecer a importância do gênero notícia, notando seu caráter informativo;
·         Reconhecer das letras (utilizando o nome das crianças, da mascote, dos países);
·          Ampliar conceitos matemáticos.

Duração do projeto:  3 meses


Temas Transversais


Ética: Abordar a união dos povos pelo esporte, o respeito entre os envolvidos e com as regras, bem como aceitação de que não se vence sempre.

Meio ambiente: Observar no meio ambiente as mudanças ocorridas em razão da Copa (pinturas, enfeites em geral) e analisar os aspectos positivos (torcida) e negativos (poluição visual, sujeira)

Pluralidade cultural: Observar alguns usos e costumes de alguns países que nós brasileiros herdamos.


Conteúdos:

·         Listas de nomes comuns no futebol;
·         Músicas que abordam o tema futebol;
·         Cruzadinhas caça-palavras;
·         Curiosidades sobre o tema;
·         Mascote da Copa, que retrata o país-sede.
·         Obra artística sobre o futebol
·         A Bandeira Brasileira  e as bandeiras dos demais países.
·         Produção e Interpretação de textos
·         Colagem
·         Desenhos;
·         Pintura

Desenvolvimento:
·         Quebra cabeça do Fuleco
·         Jogo da memória com o mascote Fuleco.
·                     Atividade: Qual é a forma geométrica da bola.
·         Fazer uma bola com jornal e encapar de durex colorido e dar para o aluno brincar.
·         Atividade: Colagem de papel picado na taça do campeão do mundo.
·                     Atividade: Ligar os pontinhos formando uma bola.
·         Observação: Qual objeto foi formado?
·         Atividade: Quantidades de bola.
·         Pareamento das letras da palavra BRASIL e BOLA
·         Observação: A cor verde. Trazer folhas, massinha de modelar e objetos verdes.
·         Atividade: Montar a Bandeira do Brasil em EVA ou Papel Picado.
·         Atividade: Montagem do Boneco Jogador de Futebol
·         Observação: Partes do Corpo
·         Pareamento do Fuleco e sua sombra
·         Quebra- Cabeça do Fuleco
·         Alinhavo da Chuteira
·         Associação Números ∕ Quantidade, relacionando bolinhas de futebol
·         Montagem do pompom com papel crepom.
·         Viseira do Brasil.
·         Lembrancinha da copa














Quebra - cabeça

O jogo de quebra cabeça desenvolve nas crianças as habilidades motoras, visuais, sociais e cognitivas.
Quebra cabeça criado a partir de imagens e papelão.





Software: Jogos da Copa









Jogo da Memória - trabalha o raciocínio rápido e a memorização














Pintura a partir de molde vazado

Pintura com as mãos



Pintura livre

Nossa salinha enfeitada com motivos da copa






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