sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Trabalhando com o TANGRAN


O Tangram é um quebra-cabeça chinês antigo. O nome significa "7 tábuas da sabedoria".
Ele é composto de sete peças (chamadas de tans) que podem ser posicionadas de maneira a formar um quadrado:
Todas as peças devem ser usadas
Não é permitido sobrepor às peças.

triângulos de vários tamanhos

Além do quadrado, diversas outras formas podem ser obtidas, sempre observando duas regras:
Segue algumas dicas de figuras que podem ser criadas com o Tangram, mas, vale lembrar que o principal é a imaginação, é possível criar coisas maravilhosas com esses 7 peças.

Conteúdos, objetivos e habilidades 
 Com o uso do tangram o professor  de AEE pode trabalhar a identificação, comparação, descrição, classificação e desenho de formas geométricas planas., visualização e representação de figuras planas, exploração de transformações geométricas através de decomposição e composição de figuras, compreensão das propriedades das figuras geométricas planas, representação e resolução de problemas usando modelos geométricos. Esse trabalho permite o desenvolvimento de algumas habilidades tais como a visualização, percepção espacial, análise, desenho, escrito e construção. Confeccionado para aluno com dificuldade de preensão. A colocação do imã facilita ao aluno o manuseio e a fixação das peças.
  O trabalho do professor não consiste exatamente em“ensinar” os alunos, mas, atuar como mediador nesse processo, desenvolvendo mecanismo que facilitem a aprendizagem.
  A utilização dos materiais manipuláveis é uma possibilidade muito rica de
Contextualizar os conteúdos matemáticos, relacionando com situações mais concretas e promovendo uma aprendizagem sem os transtornos comuns nesse ensino.


Alunos do AEE trabalhando com o Tangran









Nenhum comentário:

Postar um comentário