quarta-feira, 2 de março de 2016

Organizando o AEE

 INÍCIO DO ANO LETIVO NOVAS PERSPECTIVAS DE APRENDIZAGEM.

Quando o ano letivo começa são tantas coisas para organizar no AEE, por onde começar, quais serão as prioridades?

O AEE( Atendimento Educacional Especializado), não é uma sala comum. É uma sala com objetivos específicos e individuais, precisa-se ter isso bem claro. Então, com relação dos alunos que irão ser atendidos em mãos, elaboramos alguns documentos para que sejam  atendidos durante o ano na sala de recursos, Como:

- Ficha de matrícula do AEE
- Ficha de acompanhamento dos alunos ou providenciar caderno para registro individual do aluno (esse deverá conter durante todo o ano as observações do professor sobre o atendimento).
- Realizar entrevista com os pais, professores e se possível com profissionais que atendem o aluno. Posteriormente essas entrevistas servirão para se colher dados importantes sobre o aluno, com o objetivo de se elaborar o plano anual do AEE.
- De acordo com a disponibilidade de cada aluno, relatada pelos pais na ficha que elaborar os horários de atendimento, que deverão ocorrer no contra turno em que o aluno estuda na sala regular.
- A elaboração do plano anual do AEE será mais preciso além das entrevistas, após o diagnóstico inicial dos alunos.
- Documento de autorização de uso de imagens para que os pais assinem, os que desejarem, para que tenha o direito de publicar vídeos e fotos do seu trabalho com as crianças.
- A sala de recursos deverá estar bem acolhedora, para que os alunos sintam prazer em estar neste espaço. Iremos proporcionar recursos lúdicos, atrativos, que desperte o interesse das crianças, lembrando que o AEE não é sala de reforço, é um espaço onde os recursos usados serão para complementar, suplementar, ajudar o educando em sua inclusão na sala de aula regular, minimizando as barreiras que o impede de participar ativamente do processo de ensino/aprendizagem de sua turma.


                                           

Sala de AEE: "... O céu é o limite..."
                                         

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